1. Uma concelhia democrata, ativa e participada



Apesar da luta que travamos desde a candidatura à Coordenadora Concelhia em 2019, em termos concelhios, continuamos a assistir ao silenciamento das vozes divergentes. O Bloco de Esquerda precisa da sua pluralidade interna, única via para a produção de respostas criativas às exigências políticas que se nos deparam. Por isso, exigimos democracia e respeito pelas opiniões diferentes no nosso partido/movimento.

A diferença e a pluralidade de ideias e opiniões não pode ser motivo de divisão ou sectarismos, mas tem de ser a força e a vitalidade da nossa ação na cidade.

A nossa concelhia está carente de participação - na organização, nos debates, nas iniciativas e nas intervenções, é necessário revitalizar um ativismo com conteúdo, coerente, responsável e consistente.

Implicar e formar todos/as os/as militantes e ativistas na vida do Bloco e, através deste, na vida da cidade, para construir uma vida justa, saudável e solidária (também no interior do Bloco).

As reuniões da Concelhia têm redundado em burocracia, coisas chatas que afastam as pessoas e dão um “sono mortal”. As questões da política nacional devem estar presentes em algumas reuniões da Concelhia. Sempre que possível, devem ter um ponto para debate político. Estas reuniões devem servir também para se aprender a intervir, respeitar as regras democráticas, preparar textos para intervenção noutros fóruns e debater politicamente (formação de militantes). Isto é, formar, incentivar a posições divergentes, desenvolver o espírito critico e a capacidade de debater posições divergentes.

Também é importante que as reuniões do Bloco sejam saudáveis, com base em relações de confiança e de camaradagem em que todas/os aprendemos umas/uns com os/as outros/as.

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O valor do trabalho doméstico e do cuidado

Ministério Público manda arquivar inquérito – ex-deputado Pedro Soares não cometeu qualquer ilegalidade na indicação da morada

CASA DO CORIM, PATRIMÓNIO DOS MAIATOS! UMA OPINIÃO