8. Educação, saber e cidadania para todas/os
A câmara do Porto, deveria ter antecipado o grave problema de exclusão social por parte dos alunos, problema esse que a pandemia agudizou. Devia ter encontrado soluções para minimizar esta questão, nomeadamente colocar ao serviço dos alunos e famílias as bibliotecas e outras infraestruturas já existentes, equipadas com os materiais necessários para o ensino à distância ou o apoio ao estudo.
O Bloco deve exigir que as condições para o sucesso escolar sejam asseguradas para todas as crianças em todos os agrupamentos, prestando especial atenção aos agrupamentos situados em contextos que abrangem populações desfavorecidas.
Importa reforçar ou criar equipas educativas multidisciplinares para assegurar um trabalho educativo holístico; criar dentro da escola pública equipas para desenvolver “educação de segunda oportunidade” na cidade, para combater e erradicar o insucesso e combater o abandono escolar; revalorizar/reposicionar a carreira de assistente “operacional”, em termos salariais e do papel crucial que desempenham nas escolas.
Comentários
Enviar um comentário