A Quinta do Gama e a luta pelo direito constitucional à Habitação
A convite da Comissão de moradores, estivemos ontem na Quinta do Gama, onde pudemos observar o terror que é um executivo camarário de costas voltadas para a população.
A Quinta do Gama fica a poucas centenas de metros de uma via que está, desde meados do ano passado, a ser intervencionada pela Câmara do Porto, sem ter tido em consideração os utentes dos transportes públicos.
Foi opção de Rui Moreira investir milhões de euros numa obra cujo resultado final piora as condições de acessibilidade das e dos portuenses, tal como tem sido opção do executivo de Rui Moreira ignorar as múltiplas queixas que as 42 famílias da Quinta do Gama têm feito chegar à Câmara, Águas do Porto e EDP sobre as inúmeras ocorrências naquele bairro operário.
As/os habitantes da Quinta do Gama, alguns dos quais lá habitam há mais de 65 anos, têm, enquanto comunidade, travado lutas solitárias pela melhoria das suas condições, impedindo o que a autarquia e o senhorio parecem almejar, com a recente venda dos terrenos a um fundo imobiliário - a degradação completa deste bairro e o seu despejo (nem que compulsivo).
Estas/es moradoras/es percebem bem quem está do seu lado, quem nem sequer considera perceber o que está para lá dos portões da Quinta do Gama e sabem que só a persistência e a continuidade das suas lutas os levarão à vitória final.
Comentários
Enviar um comentário