MOÇÃO E – ELEGE PELA PRIMEIRA VEZ 19,2% DE DELEGADOS/AS E TORNA-SE A ALTERNATIVA MAIS REPRESENTATIVA





MOÇÃO A – BAIXA DE 83,7% (XI Convenção) PARA 67,9% DE ELEITOS/AS

Concluído o processo de eleição de delegados/as à XII Convenção Nacional do BE, a Moção E irrompe na nova correlação interna com cerca de 20% de delegados/as, 66 eleitos/as diretamente, e apoia a eleição de delegados/as nas Plataformas do Algarve e de Coimbra.


A maioria da Moção A sofre uma erosão significativa a nível nacional, perde 16 p. p. em relação à anterior Convenção, o que terá reflexos importantes na composição dos próximos órgãos nacionais do Bloco, não tendo conseguido apresentar listas de candidatura em Portalegre, Guarda e Madeira.


A composição da XII Convenção indica que haverá um reforço da pluralidade interna do Bloco, com a perda de força da hegemonia da atual direção e o aumento de peso relativo de uma alternativa que se afirma a nível nacional e, pela primeira vez, ganha a maioria em distritos como Santarém, Portalegre e Guarda.


Isto apesar da injustificada redução para metade do número de delegados nesta Convenção, o que faz diminuir a participação e a proporcionalidade da representação que acaba por favorecer a maioria, em prejuízo da democracia interna.


Resultados nacionais:

Moção A – 223 delegados/as – 67,9%

Moção E – 66 delegados/as – 19,2%

Moção Q – 9 delegados/as – 2,6%

Moção C – 8 delegados/as – 2,3%

Moção N – 5 delegados/as – 1,5%

Plataforma Madeira1 – 2 delegados/as – 0,6%

Plataforma Madeira2 – 12 delegados/as – 3,5%

Plataforma Interior – 1 delegado – 0,3%

Plataforma Algarve – 6 delegados/as – 1,7%

Plataforma Coimbra – 1 delegado – 0,3%


Por: GT Convergência

Comentários

Mensagens populares deste blogue

O valor do trabalho doméstico e do cuidado

Ministério Público manda arquivar inquérito – ex-deputado Pedro Soares não cometeu qualquer ilegalidade na indicação da morada

CASA DO CORIM, PATRIMÓNIO DOS MAIATOS! UMA OPINIÃO