CASA DO CORIM, PATRIMÓNIO DOS MAIATOS! UMA OPINIÃO

 


A “Casa do Corim” localizada na Rua D. Afonso Henriques, freguesia de Águas Santas, Concelho da Maia, magnífico solar rodeado de jardins e outros espaços é desconhecido por muitos e encontra-se fechado à comunidade.

A sua construção, estilo Nasoni, foi iniciada no século XVIII.

No século XIX foi utilizado por D. Miguel, como Quartel-General, no quadro do Cerco do Porto 1832/34.

A beleza deste palacete deslumbra quem lá passa pois reveste-se de um encanto peculiar.

A sua riqueza arquitectónica não se compadece com o facto do espaço apenas servir para eventos pontuais organizados pela Câmara Municipal.

A belíssima “Casa do Corim” chegou a ser habitada. Actualmente é propriedade da Câmara Municipal da Maia que não a abre à comunidade, impede a realização de iniciativas culturais e políticas e não adapta o espaço para permitir visitas da população e dos turistas.

Os belos jardins (raramente tratados) os espaços circundantes e a casa revestida de azulejaria tradicional portuguesa poderiam ser aproveitados para actividades lúdicas, culturais, exposições e outras com a participação e dinamização das forças vivas locais.

Deveria ser nomeado um responsável que estudasse a devida rentabilização e dinamização da “Casa do Corim” aberta à comunidade e atractiva para os visitantes.

A maioria das forças políticas não tem dado a devida atenção a esta casa senhorial conhecida como “Casa do Corim” com características especiais, nem exigido um plano de reabilitação, dinamização e programação garantindo a abertura à comunidade. Exposições, ateliês, feiras do livro, concertos ao ar livre e pequenas tertúlias, são algumas das actividades que poderiam ser efectuadas a par da preservação de todo o recheio da casa e área envolvente transformando-a num pequeno Museu do Corim/Águas Santas com a devida caracterização e anotação histórica.

Apenas algumas singelas opiniões para debate com a ideia central e exigente de abrir a Casa do Corim à comunidade e não apenas como salão nobre para a realização de jantares ou outras actividades promovidas, esporadicamente, pelo Executivo Camarário.

Maia, 12.07.2021

António Neto

 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

24 de Setembro, das 10h às 17h, no edifício da Junta de Freguesia de São Pedro da Afurada.

Mario Tomé – Intervenção de Encerramento do Forum Ecossocialismo 2021

10. Mais democracia com a regionalização